Páginas

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MARANHÃO : (SEMA) Governo apresenta projeto do Parque Estadual do Sítio do Rangedor para MP


O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, apresentou, nesta quarta (19/10), o projeto da construção do Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor para o Ministério Público Estadual.

Estavam presentes o promotor de justiça Luís Fernando Barreto (MP);  procurador geral Rodrigo Maia (PGE); o secretário de Estado de Governo, Antonio Nunes; e o arquiteto Marcos Borges.

Na ocasião, foram tiradas todas as dúvidas referentes à construção. “O parque foi uma Estação Ecológica, mas devido à quantidade de áreas que sofriam ataques com queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça, o Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual Nº10. 455/2016, estabeleceu uma nova categoria ao local: a de Parque Estadual, que agora pode receber as intervenções nas áreas identificadas no zoneamento do Plano de Manejo 2017 como degradadas. E é exatamente nessas áreas que vamos atuar na construção do complexo”, explicou o secretário Marcelo Coelho.

Coelho, ainda, completou: “Nós vamos recuperar essas áreas e, assim, preservar a unidade de conservação. Faremos, inclusive, o plantio de árvores nativas, e priorizaremos o uso do espaço pela população”.



O Parque tem um total de 122 hectares de área. De acordo com o levantamento feito por equipe técnica da SEMA, são  44 hectares de área degradada, o equivalente a 35% da área total. A construção tomará 9 hectares e em todo o restante serão plantadas mais de 400 espécies nativas.

“Mapeamos, ainda, oito nascentes na área, que serão preservadas, porque além de estarem dentro de um parque, são áreas de preservação permanente (APP). Além disso, por meio dos estudos, foram identificados ainda mais de dez quilômetros de trilhas que proporcionarão opções de passeios aos visitantes”, destacou o secretário.

O Parque Estadual do Sítio do Rangedor dispõe de Plano de Manejo com seu respectivo zoneamento. “Isso permite definir as zonas de fragilidade natural e, por sua vez, de áreas que podem ser utilizadas para implantação de serviços de infraestrutura para recreação, esporte e lazer, visitação e trilhas ecológicas”, afirmou a bióloga da SEMA, Janaina Dantas.

Após conhecer todo o projeto o promotor Fernando Barreto sentiu-se satisfeito com a apresentação e elogiou a iniciativa.

O parque será construído com recurso da ordem de R$ 19 milhões. O novo espaço terá várias praças, estacionamentos, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, playgrounds, academias ao ar livre, campo de beach soccer oficial, quadras poliesportivas, espaços de convivência e uma lagoa natural. Tudo com material ecológico, que manterá a principal função da unidade de conservação, que é de recarga de aquíferos da Ilha. A previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2018.

SEMA realiza mobilização para formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís



A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA) realizou, dia 18 de Outubro, a III Reunião de Mobilização para formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho (PEM) do Parcel de Manuel Luís. Não ocasião, estavam presentes representantes da sociedade civil organizada, setor privado, setor público e comunidade em geral.

No decorrer do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a criação do PEM, além das ações que estão em andamento na perspectiva de sua gestão participativa.

De acordo com a Superintendente de Biodiversidade e áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas, o evento foi organizado para levar conhecimento tanto sobre o histórico da criação da unidade, como também a sua importância, além de destacar o papel do conselheiro. “A ideia é termos um conselho participativo com pessoas que tenham interesse em participar e trabalhar conosco para tenhamos uma gestão realmente efetiva”, explicou ela.



Segundo Shirley Leão, Supervisora de Estudos e Projetos Aplicados da SEMA, a reunião foi muito proveitosa, e “até o final deste ano, já será possível definir o Conselho de Unidades de Conservação e a atual gestão da Secretaria de Meio Ambiente não está medindo esforços para realizar este ato e obter o plano de manejo do Parque Estadual do Marinho do Parcel de Manuel Luís”.

Sobre o Parque

O Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luís, é uma Unidade de Conservação Estadual pertencente ao grupo de Proteção Integral dos Sistemas Nacional e Estadual de Unidades de Conservação de Natureza (SNUC E SEUC), criado em 1991 através de um Decreto Estadual, sendo originalmente gerido pela SEMA.

Constitui-se em Formação bioconstruídas afastadas da costa do Brasil. Marcou por muito tempo o limite norte de distribuição dos corais no país, ocorrendo na região quase todas as espécies formadoras de recifes registradas na costa nordeste brasileira. A área sustenta um conjunto de espécies raras ou criticamente em perigo, como peixes mero, a garoupa mármore, a cromis púrpura, as tartarugas de pente e as tartarugas verdes, e espécies endêmicas, como o coral de fogo. Sua importância internacional, fazendo parte de um seleto conjunto de ambientes produtivos e de maior diversidade biológicas do mundo.


( Assessora de Comunicação – Jornalista Paula Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário